X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
PUBLICIDADE

Saúde Bucal na Adolescência.

O adolescente precisa de ir ao dentista regularmente?

Saúde Bucal na Adolescência.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter


A adolescência é uma fase peculiar onde existem muitas  transformações de âmbito psicológico mas também fisiológico. 


A alteração dos hormônios pode afetar não apenas o humor mas também a saúde bucal! 


Mudanças físicas provocadas por grande modificação hormonal, mas também mudanças comportamentais que fazem parte da adolescência.

 

O que acontece na boca durante a adolescência?

 

Saúde Bucal na Adolescência

João Paulo Miranda Torres, há 17 anos na IGM Odontopediatria


Nesta fase é comum a irregularidade tanto da alimentação, com aumento de lanches e ingestão de alimentos fora de casa, por isso a higiene bucal que se torna menos efetiva. 


Essas modificações comportamentais associadas a alterações gengivais, provocadas pelas modificações hormonais, podem aumentar o risco da doença cárie e doenças gengivais.


Outro problema comum é a erosão dentária pode aparecer nesta fase! 


A erosão dentária é a perda progressiva do tecido mineralizado do dente por ação direta de substâncias químicas sobre o dente, sem participação de bactérias. Ela pode estar relacionada a elementos da dieta, como: consumo de frutas e suco de frutas ácidas, bem como de bebidas gasosas e bebidas isotônicas, ou até mesmo, ocorrer devido a vômitos recorrentes, em casos de bulimia, ou refluxo. Para os adolescentes, o aumento da erosão dental geralmente está relacionado ao consumo excessivo de bebidas gasosas e isotônicas.

Piercings prejudicam a saúde bucal?

Saúde Bucal na Adolescência.

Catarina Lopes Leite, paciente da IGM desde 2003


O uso cada vez mais comum do piercing pode colocar em risco a saúde bucal! 


Existe uma grande falta de conhecimento a respeito dos riscos que tem o uso dos piercings de forma geral. As complicações locais dos piercings orais incluem: hemorragia, inflamação local, aumento do fluxo salivar, reação alérgica ao metal do piercing e trauma ao osso e dentes adjacentes, resultando em reabsorção e fraturas, respectivamente. Além disso, o piercing oral tem sido identificado como vetor na transmissão de vírus, tais como: HIV, hepatite (B, C, D e G), herpes simples, entre outros.

 

E sobre  as maloclusões dentárias?

Saúde Bucal na Adolescência

Ananda Engelhrdt, Frequenta a IGM desde 2013


As maloclusões tem origem genética associada a fatores ambientais. Os fatores ambientais que podem levar ao estabelecimento de maloclusões são: não comer alimentos fibrosos e duros, já que são eles que estimulam o crescimento ósseo da arcada; roer unhas; morder canetas ou lápis; respirar pela boca, além de outros hábitos bucais nocivos.


Levando isto tudo em consideração os cuidados importantes para obter e manter a saúde bucal na adolescência são:


Procurar manter uma alimentação equilibrada em relação à qualidade como em relação a quantidade, já que a obesidade tem aumentado muito na infância e adolescência e com isso têm aumentado também doenças crônicas decorrentes dela como diabetes, hipertensão e outras. Incluir na dieta alimentos fibrosos para estimular o crescimento das arcadas dentárias e a tonicidade dos músculos da face. 

Realizar uma higiene oral mais efetiva, já que a presença de alguns hormônios sexuais aumentam a resposta inflamatória da gengiva. 

Evitar tomar bebidas gasosas, ácidas e isotônicas em excesso. 


A educação em saúde para os adolescentes é muito importante, e sabe-se que há nessa fase bastante receptividade. As orientações educacionais devem ser colocadas, mostrando respeito para com e salientando o exercício da responsabilidade que devem ter pela própria saúde. Dessa forma, podemos gerar adultos com hábitos saudáveis.

A consulta regular ao dentista é fundamental para garantir a motivação dos adolescentes em seu autocuidado bem como para os exames de controle e os procedimentos preventivos possam ser realizados.  


Por: Dra Ilana Guimarães Marques

Proprietária da IGM Odontopediatria há 20 anos em

Brasília. 


Clínica Odontológica com  inúmeros pacientes que começaram a ser atendidos quando crianças e agora se tornaram adolescentes e até adultos. Há  dois anos buscamos profissionais com o perfil da IGM para atender os pacientes que cresceram com o mesmo cuidado, profissionalismo já consagrado com os pequenos!


Edifício Life Center

STN Conj. O salas 201, 203, 205, 207, 209, 210 e 211

Asa Norte

Brasília – Distrito Federal


Facebook.com/IGModontopediatria

Instagram.com/igmodontopediatria

Youtube.com/equipeIGM

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Saúde Bucal na Adolescência.

Enviando Comentário Fechar :/
PUBLICIDADE