X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
PUBLICIDADE

Estudantes aprendem sobre educação financeira durante visita pedagógica a supermercado da Asa Norte

Taxas de juros, descontos, prazos de fabricação e de validade.

Estudantes aprendem sobre educação financeira durante visita pedagógica a supermercado da Asa Norte
  • Fotos - Estudantes aprendem sobre educação financeira durante visita pedagógica a supermercado da Asa Norte - Foto 1
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Esses são conceitos que fazem parte da rotina dos adultos, mas também podem ser apresentados às crianças para que elas aprendam desde cedo a cuidar das finanças e lidar com o dinheiro de uma forma saudável. Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental no Colégio Marista João Paulo II tiveram uma aula de matemática diferente a fim de experienciar a função social do dinheiro. 

A turma planejou uma saída pedagógica ao supermercado localizado na Asa Norte. Eles escolheram uma receita e  receberam uma quantia em dinheiro para comprar os ingredientes. A atividade será concluída na cozinha do colégio onde os estudantes irão preparar a receita com o auxílio dos professores. 

A ação visa a consolidação de aprendizagens por meio de vivências pedagógicas significativas ao contexto estudantil. Na oportunidade, as crianças aprenderam sobre conceitos referentes à educação financeira, prazos de fabricação e validade, além de hábitos de alimentação saudável. 

A visita também foi um momento para os estudantes, que ainda estão na fase da alfabetização, praticarem a leitura por meio de listas de compras. 

Case - Aqui  no DF, há cinco anos, o Colégio Marista João Paulo II se adiantou à reforma curricular e implementou a educação financeira no currículo dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi construir comportamentos financeiros sustentáveis e conscientes diante do cenário econômico da população brasileira. 

Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui a educação financeira como um dos temas transversais do novo ensino fundamental, os pequenos terão a oportunidade de aprender logo cedo como gerar e manter hábitos de consumo consciente. Antes, a educação financeira estava associada só às aulas de Matemática, mas agora estará cada vez mais presente em diferentes disciplinas.

Outras atividades - Além da visita ao supermercado, os estudantes também vivenciam, ao longo do semestre letivo, outras experiências que proporcionem reflexão e análise de práticas do dia a dia. Os professores utilizam folhetos de supermercado, encartes de propaganda, vídeos, notícias e propagandas virtuais,  e compras do lanche na própria cantina do colégio. Na prática, os estudantes refletem sobre a diferença entre necessidade e desejo, sobre comprar somente após analisar a real necessidade e de observar o que já tem casa. 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Estudantes aprendem sobre educação financeira durante visita pedagógica a supermercado da Asa Norte

Enviando Comentário Fechar :/
PUBLICIDADE