X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
PUBLICIDADE

EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Refletir e avaliar se nossas ações estão no caminho certo de nossos sonhos e projetos de vida.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

EDUCAÇÃO EMOCIONAL


Refletir e avaliar se nossas ações estão no caminho certo de nossos sonhos e projetos de vida. Essa reflexão pode ser bem mais simples se a pessoa tiver maior educação e aprendizagem sócio emocional.

Mas como é possível desenvolver estas habilidades?

EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Sentir emoções é algo natural desde o momento do nascimento: alegria, medo, raiva, tristeza,satisfação, ansiedade, fazem parte do cotidiano de todos nós.

Porém a maneira como identificamos e aprendemos a manejar estas emoções é fundamental nas nossas relações pessoais e na história que estamos escrevendo em nossa vida.


Educação emocional é o processo de aprender sobre as emoções humanas, percebe-las em si e nos outros, e a percepção da influência delas nas tomadas de decisões.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Refletir sobre os acontecimentos do dia-a-dia, as emoções desencadeadas por eles, e a maneira como reagimos, é uma forma simples de começar a melhorar nossa educação emocional.


A maioria de nós tem essa sabedoria desde pequeno...você já presenciou uma criança brincando simulando uma situação real vivenciada por ela, mas com desfecho diferente? Ela está naturalmente desenvolvendo a aprendizagem sócio emocional. Por isso a importância de brincar, e ter um momento do dia em que não haja outras obrigações que estimulam somente o aprendizado cognitivo.


Para nós, adultos, algo que parece simples acaba sendo complexo...com a correria da rotina, é preciso ter disciplina e cuidado para reservar um tempo para pensar nos acontecimentos do dia, entrar em contato com nossas emoções, refletir sobre as nossas ações, e como podemos melhorar ou fazer diferente. Resolver problemas aparentemente complexos fica mais simples assim.


Resista a tentação de responsabilizar somente a si ou aos outros pelos acontecimentos e emoções despertadas em ambos...relações também são feitas de conflitos, trocas, frustrações.

E saber compreender, explicar, regular e lidar no manejo dos conflitos interpessoais,
desenvolvendo novos conhecimentos e aptidões que permitam novas formas de agir, é o que caracteriza a educação emocional.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL
O conhecimento das emoções permite um novo modo de ser, pensar e agir. Uma pessoa que conhece a si mesma, terá condições de perceber e respeitar as emoções dos seus semelhantes.


Pesquisas mostram que ter competências sócio emocionais aumenta os fatores de proteção contra doenças físicas e mentais, favorecem o desenvolvimento saudável do indivíduo, contribuem para a saúde psicológica, aprendizagem acadêmica, exercício da cidadania e o sucesso pessoal e profissional.


As escolas e profissionais de saúde estão cada vez mais investindo nestes conceitos nos contextos acadêmicos e no tratamento em saúde mental.


Para maiores informações, consulte os sites: www.opysaude.com.br; www.cucalegal.org.br.

Dra. Gianna Testa
Medica Psiquiatra
CRM-DF 15231

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Enviando Comentário Fechar :/
PUBLICIDADE