X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
PUBLICIDADE

CIMAN promove atividades que incentivam a brincadeira na Semana Mundial do Brincar

Uma Valorização do Brincar

CIMAN promove atividades que incentivam   a brincadeira na Semana Mundial do Brincar
  • Fotos - CIMAN promove atividades que incentivam   a brincadeira na Semana Mundial do Brincar - Foto 1
  • Fotos - CIMAN promove atividades que incentivam   a brincadeira na Semana Mundial do Brincar - Foto 2
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

 De 25 de maio a 2 de junho, comemora-se a Semana Mundial do Brincar.  Inicialmente difundida como Dia Mundial do Brincar (28/5),  a data, que teve origem na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, realizada em Tóquio em 1999, chama a atenção para a importância do brincar no desenvolvimento humano.  Neste ano, o Colégio CIMAN abre a Semana Mundial do Brincar com a gincana "Tempo de Brincar – Uma Valorização do Brincar", desenvolvida com os alunos do Ensino Fundamental I, com idades entre 6 e 10 anos.

Durante quinze dias, os estudantes realizarão desafios ligados ao tema, divididos em equipes batizadas com nomes de brincadeiras antigas: Gatomia, Adedonha, Adoleta, Tubarão e Jokenpô.  Eles terão de arrecadar jogos pedagógicos para doação, cumprir provas-surpresa durante os intervalos e participar de brincadeiras coletivas nas aulas de educação física.  "Conta pontos saber sobre a brincadeira que nomeia sua equipe. Essa é mais uma forma de incentivar o resgate das brincadeiras tradicionais", explica Susy Willik, coordenadora do Ensino Fundamental I do CIMAN Octogonal.

O brincar diverte, educa, valoriza, sociabiliza e influi positivamente no comportamento e na formação das crianças. "A brincadeira é um ótimo instrumento de aprendizagem, pois possibilita a interação e a comunicação com o outro. O brincar faz parte do mundo das crianças. Por meio dele, elas aprendem melhor e se sociabilizam, desenvolvem o espírito de grupo, aprendem a tomar decisões e percebem o mundo dos adultos", explica Luciana Santos de Morais, orientadora educacional da Educação Infantil CIMAN.

 CIMAN promove atividades que incentivam   a brincadeira na Semana Mundial do Brincar

O brincar como instrumento de aprendizagem

No Colégio CIMAN, o brincar está presente durante todo o ano letivo. Jogos são utilizados todo o tempo na Educação Infantil, no CIMAN integral e no Ensino Fundamental, sendo explorados como recurso no processo de ensino-aprendizagem. "Temos como resultado um grupo coeso dentro de suas relações sociais, com um melhor entendimento e unido no cumprimento de combinados e regras", afirma Luciana Santos.

No Jardim II, por exemplo, as crianças realizam o projeto Brincadeiras e Cantigas de Roda. Com ele, os pequenos resgatam brincadeiras de antigamente e desenvolvem noção do espaço e de lateralidade, coordenação motora, interação com o grupo (trabalho em equipe), o ganhar e o perder e a musicalização, além de muitas outras habilidades.

O professor de filosofia do Ensino Fundamental II, Euzébio Costa, utiliza os jogos como poderosa ferramenta para compreensão do conteúdo. "A brincadeira é um fator pedagógico", afirma. Desde que começou ministrar aulas de filosofia, o educador teve a preocupação de fazer com que os alunos compreendessem o complexo pensamento filosófico de maneira que isso desse significado para a vida. "Percebi que só por textos e explicações orais o objetivo não seria atingido. Pelo contrário, o estudo ficava tedioso e, às vezes, angustiante. Eu saía da sala de aula sem a certeza de que os alunos tinham realmente conseguido absorver o conteúdo", acrescenta o professor. 

Euzébio Ribeiro se lembrou, então, de um texto de Platão sobre a importância dos jogos no processo de aprendizagem. "Platão diz que, quando se joga, se trabalha o espírito agônico (de luta), em que a mente se torna hábil e afiada para compreender o que se passa em uma situação. Por meio desse fundamento platônico, percebi que poderia criar mecanismos para tornar o ensino de conceitos filosóficos mais leve", lembra.

A ferramenta que o professor encontrou foi a criação de jogos simples. "A própria elaboração dessas brincadeiras é um processo pedagógico. As regras estipuladas são definidas em conjunto, trabalhando-se o espírito do coletivo", explica o educador. Nesses jogos, é possível conciliar conteúdos de sala de aula e os bons valores humanos, como ética, moral, respeito e o lidar com a frustração.

O brincar traz muitos benefícios para a criança:

1- Estimula a atenção e a concentração;

2- Aumenta a memória;

3- Desperta a imaginação, a fantasia e a imitação;

4- Convida à exploração, à criatividade e ao conhecimento;

5- Ajuda a criança a se expressar e a melhorar sua linguagem;

6- Impulsiona a criança a fazer amigos e a conviver com o outro;

7- Amplia a autoestima e a autoconfiança;

8- Proporciona autonomia e sentido crítico;

9- Ensina a compartilhar, a colaborar e trabalhar em equipe;

10- Apoia a competição saudável.

 

CIMAN OCTOGONAL

·Entre Áreas 1/4 - Octogonal

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para CIMAN promove atividades que incentivam a brincadeira na Semana Mundial do Brincar

Enviando Comentário Fechar :/
PUBLICIDADE