X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
PUBLICIDADE

Casos de depressão infantil disparam

Na última década, o transtorno registrou cerca de 156 mil internações

Casos de depressão infantil disparam
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter


Isolamento, dificuldade de dormir e alterações no humor podem ser sintomas da depressão infantil. Este é um problema que tem aumentado consideravelmente em todo mundo. Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria,  transtornos, como a depressão, atualmente, levam quatro vezes mais crianças e adolescentes a internação do que dez anos atrás. 

Na última década, foram cerca de 156 mil internações na faixa etária de 10 a 19 anos. Em 2009, foram registrados 225. Já em 2018, o número saltou para 900, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. 

De acordo com a psicóloga Lia Clerot, a tristeza é um dos primeiros sintomas do transtorno depressivo, mas não o único. "A criança ou adolescente pode apresentar quadros de irritabilidade, agitação e falta de apetite", explica

A especialista ainda alerta em relação ao isolamento social "Às vezes, a criança tem uma boa interação social e depois de algum tempo fica retraída, sem vontade de fazer nada. Isso é indício que alguma coisa está acontecendo com ela", afirma. 

Geralmente, o adolescente ou criança com transtorno depressivo também apresenta incapacidade na realização das tarefas do dia a dia. A psicóloga ressalta ainda que o rendimento escolar pode sofrer um grande impacto.

 Fatores  

Lia ressalta que a depressão pode ser causada por fatores genéticos e biológicos, mas pode ser também acionada por situação ou experiência frustrante que o jovem tenha enfrentado. "Separação dos pais, bullying na escola, abandono afetivos, abusos físicos ou psicológicos e mudanças bruscas influenciam diretamente nesses casos", diz a especialista. 

A psicóloga ainda conta que  excesso de atividades, cobranças dos pais, uso de aparelhos eletrônicos também aumentam a ansiedade, desencadeando o transtorno. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Casos de depressão infantil disparam

Enviando Comentário Fechar :/
PUBLICIDADE