André Cerino lança livro e CD de músicas para a educação Infantil
Artista plástico se rendeu ao universo infantil e Lança a sua “Turma do Caracol: A Banda Animada” durante a 35ª FELIB - Feira do Livro de Brasília.

Por: Raquel Paternostro
Fotos:Periandro de Morais
No próximo domingo, dia 16 de junho às 10h será o lançamento da Turma do Caracol: A Banda Animada no Espaço do Autor, durante a Feira do Livro de Brasília, que está acontecendo no Complexo Cultural da República na Esplanada dos Ministérios.
O material artístico foi criado para inspirar e auxiliar professores e monitores de musicalização infantil nas suas atividades com os pequenos durante as aulas, mas também garante diversão e integração para as famílias dentro de casa.
As músicas e as ilustrações são de autoria do consagrado artista plástico André Cerino que assina as charges da coluna Eixo Monumental da Revista 61Brasília.
As canções foram gravadas por Cerino e sua família: a esposa Maria Amélia Elói (que é escritora) e suas filhas Luana Lis e Mariana Flor. As três também foram a fonte de inspiração para surgimento do projeto.
Os benefícios da educação musical para crianças já são reconhecidos por várias especialidades, pois a musica trabalha o desenvolvimento dos pequenos em vários aspectos físicos e sociais.
No Brasil, o ensino de música nas escolas é obrigatório desde 2008, por meio da lei 11.769.
Garanta o seu exemplar!!!
A Revista Kids Brasília vai sortear no seu Insta, @revista_kidsbrasilia. Siga nosso perfil, pra ficar por dentro deste sorteio!!!
Mas se você não quer depender da sorte para desfrutar deste material incrível, é fácil!
Entre no site: www.turmadocaracol.com.br ou ligue para (61) 99676-8009.
Mas se apresse pois, a edição é limitada!
Um caracol que viaja o mundo fazendo amigos e canções
Pular corda, soltar pipa, descobrir bichinhos no quintal, perguntar o que é, o que é... Quem disse que as crianças de hoje não curtem as brincadeiras do tempo da vovó?!
É certo que elas estão cada vez mais conectadas às novas tecnologias, mas, se tivessem chance, ficariam certamente felizes em trocar as muitas horas em frente à TV e ao celular por mais momentos de lazer ao ar livre.
Ficariam ainda mais contentes em ver suas experiências de descontração compartilhadas com os pais, irmãos e com outras crianças. E mais eufóricas ainda se essas brincadeiras fossem embaladas por músicas infantis originais e divertidas!
Por acreditar na eterna magia da infância, a Turma do Caracol lança este primeiro livro-CD. Essa banda animada quer entrar na roda, na biblioteca, no parque, no coração das crianças.
Quem faz o convite à diversão é um caracolzinho simpático que adora viajar o mundo com seu violão, fazendo amigos e canções.
A Turma do Caracol valoriza, sim, a tradição das cantigas folclóricas que atravessaram décadas, séculos e já fazem parte do domínio público. Mas, para se diferenciar da grande maioria dos livros, CDs e DVDs infantis disponíveis no mercado, opta por apresentar canções inéditas e sem apelo comercial. Inspiraram este trabalho principalmente as composições de Vinicius de Moraes (A Arca de Noé) e de Chico Buarque (Os Saltimbancos), as quais se destacam sobretudo pela qualidade na forma e no conteúdo.
As letras das músicas, simples e acessíveis, estão ligadas ao imaginário infantil. Versos como "O vento é o ar em movimento" e "A baleia é o maior mamífero que tem no mar" são exemplos da dimensão lúdica e ao mesmo tempo didática das canções.
As composições foram cifradas para facilitar a difusão das melodias em creches e escolas. Os professores de musicalização infantil poderão, assim, usar o material em suas aulas e apresentações e incentivar a criançada a cantar e a tocar instrumentos. A obra pode ser explorada também por pais, animadores e contadores de histórias, entre outros interessados em desenvolver a educação e apurar o gosto musical dos pequenos.
O projeto realça também uma variedade de ritmos musicais (como o baião e o maracatu) e um cuidado especial com a percussão e os arranjos. No momento em que as rádios e TVs abertas do país não dão espaço à programação musical infantil, a ideia deste trabalho é contribuir para a formação auditiva das crianças de hoje. Almeja-se que elas se tornem, no futuro, reais defensoras da autêntica cultura nacional.
E além do zelo com a letra e a música, buscou-se capricho também nas ilustrações do livro. As cenas bem-humoradas convidam as crianças à percepção estética e imagética. As cores vibrantes e os detalhes dos traços de cartum estimulam os leitores à curiosidade e à criatividade. A audiodescrição das imagens, disponível no site, procura tornar a obra mais acessível ao público.
É isso aí. A Turma do Caracol quer mesmo é botar a criançada pra cantar, tocar, dançar, desfrutar da natureza, fazer amigos, descobrir coisas novas, experimentar sons, ideias e muita diversão. Deseja inclusive reacender uma franca alegria de criança naqueles meninos e meninas que já têm corpo e idade de adultos.
Como nasceu a Turma do Caracol
A Turma do Caracol nasceu de forma despretensiosa, num momento de descontração familiar. Na manhã do dia 1º de janeiro de 2014, o artista plástico André Cerino se sentiu inspirado ao ouvir sua esposa — a escritora Maria Amélia Elói — recitando alguns versos que ela havia redigido. Logo o "Vixe, vixe, bicho que me avexa é a lagartixa" virou refrão da primeira composição infantil da Turma do Caracol.
Naquele mesmo dia, além de A Lagartixa, nasceram mais oito canções, todas leves e divertidas, sobre pequenos animais que habitam nos jardins: O Caracol, A Lagarta, A Lesma, A Centopeia, O Grilo, O Tatu-Bola, A Joaninha e O Besouro Dourado. (Três dessas músicas estão neste livro-CD; as outras serão incluídas num DVD, a ser lançado em 2019.)
O projeto começou a tomar corpo em 2015, só que ainda não tinha nome oficial. Ao longo do tempo, apareceram várias sugestões; e em 2016, ele foi, enfim, batizado como Turma do Caracol, em homenagem ao personagem principal, um molusco que carrega sua casa nas costas e viaja o mundo com toda a tranquilidade e paciência, fazendo amigos e canções.
De lá pra cá, André Cerino já compôs mais de 100 músicas infantis. Seu repertório enfoca a natureza, as brincadeiras infantis, a solidariedade e o respeito, entre outros temas. O autor procurou variar bastante os ritmos musicais, para que as crianças possam ter acesso principalmente à cultura popular.
As filhas de André Cerino e Maria Amélia Elói — Luana Lis, nascida em 2007, e Mariana Flor, em 2010, — motivaram o surgimento da Turma do Caracol. "Pai, o que é o vento?", "O tatu vira bolinha?", "O besouro dourado é um tesouro?" foram algumas das perguntas feitas pelas meninas e respondidas por canções inéditas. Da curiosidade infantil, surgiram letras e músicas didáticas, com ensinamentos logo assimilados pelas crianças.
O simpático caracol leva a casa aonde vai, a joaninha vermelha exibe as bolotas pretas de suas asas, os vaga-lumes salpicam luz na noite, a lagarta experimenta a metamorfose e se torna uma linda borboleta, as nuvens desenham ovelhinhas no céu... Todo esse pequeno grande universo atraiu a atenção de Luana e Mariana, e esse encantamento motivou André Cerino a criar mais e mais músicas, ilustrações e animações — para suas filhas, para seus netos, sobrinhos, filhos de amigos, para as crianças do mundo inteiro.
Serviço:
Lançamento do Livro e CD: Turma do Caracol - A Banda Animada
Quando: Domingo, dia 16 de junho às 10h
Onde: Espaço do Autor durante a 35ªFELIB - Feira do Livro de Brasília, no Complexo Cultural da República na Esplanada dos Ministérios.
Entrada Gratuita!!!
Como comprar: www.turmadocaracol.com.br ou ligue para (61) 99676-8009.
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para André Cerino lança livro e CD de músicas para a educação Infantil
Francini Oliveira